Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria
A autora do artigo: “Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria”, Suzana Gutierrez (2005), utiliza teorias de autores como Vygotsky, Mikhail Bakhtin, Ylia Prigogine e Paulo Freire para compreender a utilização dos weblogs no ambiente escolar. Sendo assim, é traçado algumas articulações que contribuem com a idéia do uso de weblogs por professores no uso das tecnologias educacionais informatizadas.
Os weblogs ou simplesmente blogs são publicações online que podem ser criados facilmente, com estruturas hipertextuais, permitindo criar links para outros blogs ou sites e ainda podem ser comentados e acrescidos de informações.
Com isso, percebemos que o professor precisa se atualizar e utilizar a ferramentas que a tecnologia disponibiliza, em prol do conhecimento. Mas, segundo a autora, que destaca um ponto muito importante: “a maior dificuldade encontrada nos programas de formação de professores é a continuidade do uso dos conhecimentos após o encerramento do curso” (GUTIERREZ, 2005). Mesmo com o avanço da Internet e inúmeras facilidades de acesso a internet, muitas escolas não disponibilizam laboratórios de informática e acesso a internet aos alunos.
Segundo Bakhtin (2000), “um comentário num post pode possibilitar primeiro uma delimitação conciliadora, depois a cooperação”. Sendo assim, os blogs quando utilizados em sala de aula, possibilitam que alunos e professores interagem de maneira que cada comentário feito possa ser novamente discutido, permitindo uma aprendizagem colaborativa/cooperativa.
Referência:
GUTIERRES, Suzana. Weblogs e Educação: Contribuição para a construção de uma teoria. CINTED. UFRGS, 2005. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada01_cid2/para_saber_mais/gutierrezteoriaweblogs.pdf . Acesso em: 02 de junho de 2011.
http://www.moodle.ufba.br/file.php/11601/Material_e-Proinfo_Modulo_II/gutierrezteoriaweblogs.pdf
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